Para fixação dos suportes e ponto de energia:
– é importante separar o circuito elétrico destinado ao automatizador do portão com disjuntor exclusivo dimensionado de acordo com o equipamento que está sendo instalado. Além de proteger a rede elétrica, esta dica vai facilitar futuras manutenções.
– o suporte inferior e o braço articulado/alavanca do destravamento devem ser instalados conforme a figura abaixo. É nesta altura também, ou próximo dela, que deve ser colocado o ponto de energia elétrica.
– o suporte superior:
Verificação do portão:
Para que o motor tenha uma maior vida útil, o portão tem que estar em condições adequadas para receber o motor. Alguns teste podem nos ajudar, são eles:
– teste de torção do portão: ao abrir ou fechar o portão segurando em apenas uma das laterais do portão, nota-se que a outra lateral fica abaixo do nível desta lateral (a que se está segurando), conforme figura abaixo. Esta torção do portão provoca travamento do portão e pode prejudicar a mecânica do motor. Neste caso a solução é instalar dois motores(um de cada lado do portão), para que os dois lados do portão movimentem-se juntos.
– teste de balanceamento do portão: fácil e simples de fazer, este teste garante o mínimo esforço do motor tanto na abertura quanto no fechamento do portão. Este teste diz que: “em qualquer ponto que pararmos o portão durante a abertura/fechamento, ele deve permanecer parado”. Caso isso não ocorra, ou seja, ele suba ou desça sozinho, o serralheiro deve ser chamado para verificar as medidas do ponto de giro e da barra estabilizadora. Agora, se o portão sempre sobe sozinho em todos os pontos de parada, certamente temos excesso de peso nas caixas de contrapeso. Da mesma forma, se o portão desce sozinho em todos os pontos de parada, temos falta de peso nas caixas de contrapeso.
Pronto! O portão basculante vertical da sua obra está pronto para ser automatizado.